capa notícia ichl ganha muda de ipe rosa metade

ICHL ganha muda de Ipê Rosa (Handroanthus avellanedae)

Dependemos das plantas, portanto, a conservação das plantas é necessária para a conservação do ser humano.
Stefano Mancuso

No último dia 22 o espaço central do Centro de Ciências Humanas e Letras, local que abriga as coordenações dos cursos de História, Letras Inglês, Letras Português e Psicologia recebeu o plantio de uma muda de Ipê-rosa. A árvore que é nativa da América do Sul pode ser encontrada também entre o México e o norte da Argentina.

O ipê-rosa cresce rapidamente podendo atingir 3,5 metros em dois anos, sua floração ocorre de Junho a Agosto em climas quentes, podendo alcançar de 20 até 35 metros. As suas numerosas flores são recortadas e na forma de sino.

O espaço do ICHL já abrigou dois pés de Ipês-amarelos (flor símbolo do Brasil), mas na última reforma do prédio algum desavisado pouco ligado a questões ambientais mandou cortá-los. Até hoje os membros, alunos e professores do Institutos não foram informados dos motivos da retirada das árvores ou mesmo receberam um pedido de desculpas. Os pés foram plantados lá por iniciativa de discentes e docentes do curso de História durante a ocupação do prédio nas manifestações contra medidas do Governo Federal em outubro de 2016.

A muda foi doada e plantada pelo curso de Engenharia Florestal da UFJ e a iniciativa em solicitar foi do Conselho Diretor do ICHL, gestão pró-tempore 2020 - 2023.

20231123 Centro de Ciências Humanas

20231123 Centro de Ciências Humanas Interno Muda de Ipê