Prêmio de Melhor Iniciação Científica - João Leal

Docente e orientando do curso de História são premiados em evento na USP

A premiação conquistada foi a de melhor Pesquisa de Iniciação Científica.

O 18º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia aconteceu esse ano na USP, entre 05 e 09 de setembro. Promovido regularmente desde 1986 pela Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC), o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia (SNHCT) é o mais antigo e maior evento nacional da área, congregando pesquisadores de diversas origens e especialidades.

Fora as apresentações em Simpósios Temáticos, as Iniciações Científicas são apresentadas por banners e, ao final, a mais bem avaliada recebe uma premiação. A pesquisa orientada pelo Prof. Dr. Éder Mendes e realizada pelo aluno do curso de História João Vitor Leal Lobato foi escolhida de forma unânime como melhor Iniciação Científica do evento.

A pesquisa, fruto de projeto cadastrado na PRPI, intitulada "A loucura em atas: As práticas e representações do sanatório Antônio Paulo Cançado", busca compreender a institucionalização da psiquiatria em Jataí e seu vínculo com o movimento espírita da cidade, através de documentação da instituição conseguida em diversas visitas aos arquivos. Isso tem direcionado o olhar para assuntos que precisam ser debatidos atualmente, assim como o prêmio demonstra a necessidade e potencial de se investir na ciência, tão atacada e lesada no atual contexto.

Essa produção, esse prêmio, para além de contribuir para o campo científico de que faz parte, é também resistência a esses tempos de descrédito. Sigamos produzindo e resistindo.

Foto João Leal e Éder Mendes

Fonte: Prof. Dr. Éder Mendes